Um jovem negro, de cabelo cacheado, vestindo uma camiseta azul. Ele está sentado segurando um livro nas mãos enquanto faz a leitura. Ao fundo estão algumas estantes com diversos livros.

Retratos da leitura no Brasil - 6ª edição

Apresenta indicadores e hábitos de leitura dos brasileiros, incluindo leitores digitais, e traz resultados por região e unidade federativa relativos a 2024.

Pesquisa publicada em 2024

O documento contém o resultado da 6ª edição de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), em parceria com a Fundação Itaú e o Ministério da Cultura, cujo objetivo central é conhecer o comportamento do leitor brasileiro. A pesquisa foi realizada com base em entrevistas domiciliares com 5.504 brasileiros, com mais de 5 anos de idade, em 208 municípios, entre abril e julho de 2024.

O estudo traça o perfil do leitor brasileiro, a partir de dados como escolaridade, classe social, gênero, idade, região e renda. Por exemplo, a pesquisa aponta que a maioria dos leitores no Brasil (36%) possui ensino médio completo, enquanto os de menor escolaridade (fundamental I) são 17% do total. A média de idade dos leitores é de 37 anos, sendo a maioria do gênero feminino (54%).

A pesquisa define como "leitor" aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro, de qualquer gênero, nos últimos 3 meses. Em 2024, o percentual de leitores no Brasil foi de 47%, o que representa uma queda em relação às edições anteriores da pesquisa. A média de livros lidos por leitor nos últimos 3 meses foi de 4,36.

Um dos objetivos da pesquisa é investigar as motivações e os hábitos de leitura. Em 2024, a principal motivação para leitura foi "gostar de ler" (26%), seguida por "distração" (15%) e "atualização cultural ou conhecimento geral" (15%). O tema ou assunto do livro é o fator que mais influencia os leitores na hora de escolher uma obra (33%), seguido pela capa (12%) e por dicas de outras pessoas (12%). A casa é o lugar onde a maioria dos leitores costuma ler (86%).

A pesquisa também aborda as barreiras para a leitura. Entre os leitores, a principal razão para não ter lido mais livros nos últimos 3 meses foi a "falta de tempo" (55%). Entre os não leitores, o principal motivo para não leitura foi "não gostar de ler" (33%).

A 6ª edição da pesquisa traz novidades em relação às anteriores, como a possibilidade de leitura dos resultados por Unidade Federativa (UF) e a inclusão de perguntas sobre a leitura de literatura em meios digitais, como redes sociais e aplicativos de mensagens.

Retratos da leitura no Brasil - 6ª edição
Compartilhe