A foto mostra uma aula em um ambiente de sala de aula clara e iluminada, caracterizada por janelas grandes com venezianas azuis. O professor, em camisa cinza, está de pé na frente, próximo a um quadro branco e uma TV. Os alunos estão sentados em mesas, a maioria trabalhando em seus notebooks, indicando que se trata de uma aula prática ou técnica, provavelmente de tecnologia ou design.

Percepções sobre Tecnologias Digitais na comunidade escolar

Escuta realizada pelo Observatório Fundação Itaú e Equidade.Info analisa como estudantes, professores e gestores percebem e utilizam as tecnologias digitais na educação, seus impactos na aprendizagem e no bem-estar.

Pesquisa publicada em 2025

A pesquisa “Percepções sobre Tecnologias Digitais”, realizada pelo Observatório da Fundação Itaú em parceria com o Equidade.Info, ouviu estudantes, professores e gestores de 170 escolas em todo o Brasil entre abril e maio de 2025. O estudo investiga como esses diferentes públicos utilizam as tecnologias digitais no cotidiano e no ambiente escolar, suas percepções sobre os impactos na aprendizagem e os efeitos emocionais associados ao uso constante de dispositivos e redes sociais.

Os resultados mostram que, enquanto os estudantes usam as tecnologias majoritariamente para entretenimento e socialização, professores e gestores tendem a adotar um uso mais intencional, voltado à inovação pedagógica, à organização do trabalho e à busca por informações. Apesar do reconhecimento dos benefícios das tecnologias para o aprendizado e o engajamento dos alunos, a pesquisa também aponta preocupações com a concentração e o bem-estar emocional dos estudantes, reforçando a importância de ações formativas que promovam um uso mais consciente, crítico e educativo das ferramentas digitais.

Confira a pesquisa completa:

Percepções sobre as tecnologias digitais na comunidade escolar
Compartilhe