
O guia traz considerações sobre como abordar e elaborar projetos de arte, cultura, educação e comunicação nas múltiplas Amazônias, considerando sua diversidade de saberes e realidades.
- Consiste em um compilado das reflexões e metodologias levantadas durante o III Ciclo de Formações do Amazônia Vox, realizado em 2024, com o apoio da Fundação Itaú. Cada texto que compõe o guia foi elaborado a partir das contribuições de diferentes especialistas, a maioria deles amazônidas. Tem o intuito de apoiar o protagonismo das comunidades a partir da elaboração de seus próprios projetos e histórias.
- O material está dividido em partes 1 e 2. A parte 1 é composta por recomendações práticas para a elaboração e a potencialização de projetos na Amazônia. Nessa primeira parte explica-se como elaborar e captar recursos para projetos culturais; quais os desafios para os povos originários protagonizarem projetos culturais; como potencializar projetos culturais por meio da comunicação e como aplicar educação midiática em comunidades.
- A parte 2 versa sobre a divulgação de projetos de educação, comunicação e cultura na Amazônia. Nessa segunda parte, o material aborda o fazer jornalístico e cultural na Amazônia sem estereótipos, aponta caminhos sobre como utilizar o jornalismo como ferramenta de ensino e engajamento na comunidade escolar, como cobrir educação a partir de vozes, experiências e desafios na Amazônia; além de dez livros para ajudar a compreender e a comunicar melhor sobre a Amazônia.
- Ao final, são apresentados nos anexos modelos documentos para apoiar a construção de projetos e de planos de comunicação, assim como modelos de cronograma, orçamento e briefing.