
Segunda temporada do Pública Explica estreia com vídeos para professores e estudantes
Produção é realizada com apoio da Fundação Itaú e tem o objetivo de tornar a linguagem sobre direitos humanos mais acessível
Está no ar a segunda temporada do “Pública Explica”, projeto realizado pela Agência Pública em parceria com a Fundação Itaú. A iniciativa publicará seis vídeos curtos, de até dez minutos, sobre conceitos ligados aos direitos humanos e seus impactos no cotidiano da sociedade. Os materiais serão disponibilizados semanalmente no canal da Agência Pública no YouTube, e você já pode assistir ao primeiro episódio “O que é educação antirracista?”.
Cada episódio conta com narração e animação, que contribuem para tornar acessíveis os temas essenciais para uma sociedade mais justa, além de depoimentos de especialistas. O objetivo é que os vídeos sejam uma ferramenta de apoio para educadores, possibilitando a compreensão sobre direitos humanos e sua abordagem nas escolas.
Os temas selecionados para o “Pública Explica” são pautas geralmente tratadas pela Agência Pública e que, frequentemente, são utilizadas como material didático em salas de aula e universidades. Confira os assuntos previstos para a nova temporada:
- Pobreza energética;
- Direitos das gerações futuras;
- Educação midiática;
- Analfabetismo funcional;
- Educação antirracista; e
- Justiça climática.
Os episódios contam com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil, como Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social; Karen Silverwood-Cope, diretora de clima do WRI (World Resources Institute) Brasil; Edneia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa; Roberto Catelli, coordenador da área de educação da Ação Educativa, dentre outros especialistas e ativistas.
A nova temporada é apresentada por Glória Maria, jornalista, produtora audiovisual e cofundadora do estúdio 7 Notas, e por Ethieny Karen, videomaker da Agência Pública, produtora cultural, diretora e documentarista.
Primeira temporada
A primeira temporada estreou em janeiro de 2025 e também possui seis episódios. Na ocasião, os temas abordados foram sobre “Marco Temporal”, “Lei de cotas”, “Racismo ambiental”, “Direitos dos Povos Quilombolas”, “A justiça é igual para todos?” e “Como um país que produz tanto pode ter tanta gente passando fome?”.
