Fonte
Reportar Erro
Notícias

Press kit Ocupação Palavra Cantada – Itaú Cultural

A 68ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural homenageia a Palavra Cantada. Acesse os materiais para imprensa


Identidade visual da Ocupação Palavra Cantada

Release

Confira o texto abaixo ou faça o download aqui.

Primeira Ocupação Itaú Cultural voltada para as
crianças é dedicada à Palavra Cantada


A exposição se estende para os pais, mães e avós que cresceram ouvindo o cancioneiro de Sandra Peres e Paulo Tatit. A história da dupla, percorrida por mais de 30 anos nesse universo infanto-musical, é contada com surpresas e descobertas ao longo do trajeto. Tudo é embalado por suas músicas e haverá até karaokê debaixo do chuveiro.

A porta da Ocupação Palavra Cantada abre para o público no dia 3 de maio (sábado), a partir das 11h, e permanece assim até 3 de agosto, no Itaú Cultural (IC). “Porta”, nesse caso, não é no sentido figurado, já que o espaço expositivo estiliza uma casa daquelas típicas de bairro de São Paulo que ainda resistem, com quintal, sala, cozinha, garagem e demais cômodos. Na fachada tem espaço até para a toca do Rato que dá nome à música lançada pela dupla em 1998, para contar a história do animal que se apaixona pela lua, a brisa, a nuvem e uma parede até encontrar a Rata, com quem casa.  

Sandra Peres e Paulo Tatit assinam a curadoria da exposição, junto da equipe Itaú Cultural. Inspirado na casa que Palavra Cantada mantém em São Paulo como estúdio, arquivo de acervo e local de trabalho, o projeto expográfico é de Renato Bolelli Rebouças. A realização da mostra e o plano de acessibilidade também são do IC.

“É muito honroso, para nós, sermos homenageados pelo Itaú Cultural através desta Ocupação tão lúdica e encantadora”, comentam Sandra Peres e Paulo Tatit

O percurso pelo espaço expositivo é realizado em blocos de 50 minutos, em grupos de 40 pessoas por vez – 15 delas, com reserva prévia de ingresso no site da instituição, e 25 para o público espontâneo (veja o serviço completo abaixo).

Para quem quiser saber mais sobre Palavra Cantada, ou não viva em São Paulo, é possível conhecer conteúdo inédito produzido pela equipe do IC em itaucultural.org.br/ocupacao.

Fotografia de Sandra Peres e Paulo Tatit durante show da Palavra Cantada em 2001.
Show Canções do Brasil, ocorrido em 2001 (imagem: Arnaldo Torres | Acervo Palavra Cantada)

A casa
Do quintal para a sala, da varanda para a cozinha, do quarto para o banheiro até a garagem as crianças e os adultos vão encontrando – ou conhecendo – as músicas da Palavra Cantada. O percurso vai desde seu álbum de estreia Canções de ninar, de 1994 e vencedor do Prêmio Sharp (hoje Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira) até Cenas infantis, lançado no ano passado em comemoração aos 30 anos da dupla. De lá para cá, são mais de 20 álbuns, 11 DVDs e nove livros lançados, com novos repertórios seguindo em construção.

Cada cômodo da casa é colorido, com tons fortes de azul e vermelho, mescla móveis de verdade com outros plotados, estantes contendo surpresas, portinholas para serem abertas trazendo mais descobertas. Tudo está ao alcance dos olhos das crianças – os objetos expostos, assim como os textos de parede, foram colocados em uma altura mais baixa especialmente para que elas possam usufruir do conteúdo. Assim, a mostra apresenta, em seus vários espaços, fotografias, vídeos, instrumentos, croquis, capas e textos guardados no acervo pessoal de Sandra e Paulo.

No conjunto, além de rever a coletânea musical que permeia todo o percurso da Palavra Cantada, o público acompanha os passos dos homenageados e da rede de parceiros que trabalham na construção desse universo, que, já se pode dizer, perpassa gerações.

Ao entrar na sala, o espaço é naturalmente tomado pelo disco Canções de ninar de modo a demonstrar o propósito e como surgiu Palavra Cantada. Naquele momento, em 1993, Sandra voltava de uma viagem de férias com um CD de muita qualidade, composto de músicas para crianças. Paulo, por sua vez, pensava que as músicas para crianças poderiam ter mais qualidade musical e diversidade temática. Daí surgiu a ideia de compor músicas que falassem sobre o cotidiano vivido e sentido por elas, sempre com criatividade, alegria e incorporando novos ritmos brasileiros. Nasceu assim o clássico Canções de ninar, que adormece crianças até hoje.

Na varanda da casa da Ocupação, imperam os figurinos usados em shows, como 10 anos de Palavra Cantada, apresentado em 2004, e o Brincadeiras musicais, de 2011. Por sua vez, a garagem apresenta manifestações culturais brasileiras como o boi, o maracatu e o congo mineiro, com danças, figurinos e instrumentos, que dão vida a tantas das músicas da dupla. Um dos destaques é o álbum Canções do Brasil, lançado em 2001, depois de eles viajarem por todos os estados do país, em busca do que cantavam as crianças e contando com a sua participação.

As estantes, panelas, fogão e geladeira da cozinha dessa casa são abastecidas pelos ingredientes usados para a construção das canções, como se fossem receitas de comida. Deste cômodo para o quarto tem uma continuidade para compreender como Sandra e Paulo criam essas músicas, com o apoio de letristas que colocam palavras nas ideias e na melodia da dupla. As canções que se ouvem neste cômodo são Vagarinho, Pomar, Meu anjo sim, do álbum Canções de ninar, além de Ciranda, do Canções de brincar, e, ainda, Pindorama, do Canções curiosas.

No banheiro, é hora de juntar tudo isso e cantar músicas da Palavra Cantada em um karaokê na banheira, debaixo do chuveiro. São elas: Fome come, Coloridos, Tartaruga e o lobo e, ainda, Criança não trabalha. Por fim, no sótão é hora de descobrir de onde saiu o nome da dupla. Um leve spoiler: surgiu da leitura de Paulo Tatit de um livro de poemas de Augusto de Campos. 

Ocupação Palavra Cantada
Itaú Cultural (Piso térreo)
Visitação: 3 de maio, às 11h, até 3 de agosto de 2025

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Itaú Cultural, Paulo Tatit e Sandra Peres
Projeto expográfico: Renato Bolelli Rebouças
Assistente de expografia: Anísio Serafim
Projeto de acessibilidade: Itaú Cultural

Materiais complementares

Na imagem tem dois meninos sorrindo
Palavra Cantada, 2025 (imagem: André Seiti/Itaú Cultural)

Autores de obra musical para as crianças
que já passa de pais para filhos e netos
Sandra Peres e Paulo Petit constroem as suas músicas com linguagem que fala de igual para igual com as crianças. Ainda, as suas performances se alinham com as infâncias, dialogando com o seu imaginário e criando um sentido de pertencimento ao Brasil que os acompanha na vida adulta. Acesse o texto institucional.

Na imagem tem dois meninos sorrindo
Palavra Cantada, 2025 (imagem: André Seiti/Itaú Cultural)

Encontro de uma cantora e pianista com 
um arquiteto que se tornou músico
A dupla se conheceu nos anos de 1980, no Espaço Musical, em São Paulo. Ela, graduada em piano e canto lírico. Iniciante na música popular, acompanhava o cantor e compositor Walter Franco. Ele, um dos fundadores do grupo Rumo, em 1974. Guitarrista, baixista e arranjador, era membro da banda de Arnaldo Antunes. Desse encontro, nasceu a Palavra Cantada em 1994. Saiba mais.

Na imagem tem dois meninos sorrindo
Palavra Cantada, 2025 (imagem: André Seiti/Itaú Cultural)

Da sala ao sótão e garagem da casa: um percurso para conhecer a história da Palavra Cantada
Uma casa estilizada encantadora para receber as crianças, em especial, e seus acompanhantes adultos traz surpresas em cada cômodo para contar a história da dupla de músicos que arrebata memórias afetivas de geração para geração. Acompanhe aqui os textos que dão as pistas em cada parede.

Fotos para divulgação

Faça o download de todas as fotos aqui.

Vídeos

No primeiro vídeo abaixo, Sandra Peres e Paulo Tatit contam como se conheceram e como fizeram acontecer a história da Palavra Cantada. No segundo, a dupla revela o seu processo criativo e a participação de parceiros letristas amigos. A seguir, eles falam sobre Canções do Brasil, projeto que moldou a sua maneira de compor, cantar e se apresentar. Estes vídeos serão exibidos no site da Ocupação dedicado à dupla.

Por fim, o quarto vídeo – que pode ser visto no espaço expositivo ao lado de
outros com trechos de shows e clipes – traz depoimentos de pais, mães e avós sobre como o cancioneiro da Palavra Cantada impactou as suas vidas e de suas crianças. Tem também depoimentos delas, que são integrantes ou ex-integrantes do Coral Palavra Cantada. Este coral foi criado em 2011 por Sandra e Tatit, por onde já passaram mais de mil meninos e meninas de 7 a 15 anos, se divertindo, cantando, aprendendo música e valores essenciais.  Veja mais informações sobre este grupo em palavracantada.com.br/coral.

Serviço

Ocupação Palavra Cantada
Itaú Cultural (Piso térreo)
Visitação: 3 de maio, às 11h, até 3 de agosto de 2025

Concepção e realização: Itaú Cultural
Curadoria: Itaú Cultural, Paulo Tatit e Sandra Peres
Projeto expográfico: Renato Bolelli Rebouças
Assistente de expografia: Anísio Serafim
Projeto de acessibilidade: Itaú Cultural

Como visitar a Ocupação Palavra Cantada?
Pensando em acomodar da melhor maneira todos que queiram visitar a Ocupação Palavra Cantada, o público poderá acessar gratuitamente o espaço expositivo de duas maneiras:

1. Reserva antecipada de ingresso: 
- Serão disponibilizados quinze (15) ingressos por sessão (50 minutos) via plataforma INTI, liberados semanalmente às 12h das terças-feiras, a partir de 29 de abril;
- Cada pessoa, por meio do seu CPF, poderá reservar quatro (4) ingressos por sessão; o visitante poderá reservar duas (2) sessões por dia.

2. Visita espontânea: 
- Vinte e cinco (25) vagas para público espontâneo (sem agendamento prévio), de acordo com a capacidade máxima do local;
- Caso o espaço esteja com lotação máxima, o visitante receberá uma senha para aguardar o próximo horário livre. Enquanto espera, o público poderá circular pelas demais exposições do Itaú Cultural.

Horários de visita: cada sessão durará 50 minutos, iniciando às 11h10.
Capacidade máxima de público: 40 pessoas simultaneamente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro

Entrada gratuita 
Espaços acessíveis: o prédio do Itaú Cultural apresenta facilidades para pessoas com deficiência física.
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Mais informações
Tel: (11) 2168-1777 | WhatsApp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
itaucultural.org.br

Assessoria de imprensa

Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188 
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Júlia Rodrigues: (17) 98121-6411
julia.rodrigues@conteudonet.com

Roberta Montanari: (11) 99967-3292 
roberta.montanari@conteudonet.com

Compartilhe