Fonte
Reportar Erro
Notícias

Escola Fundação Itaú promove mestrado profissional em artes da cena

Formação é oferecida pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com a Fundação Itaú, e busca aprofundar pesquisas e práticas de diferentes áreas da cultura, como artes visuais, leitura e teatro


A ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em parceria com a Fundação Itaú, realiza o curso gratuito de “Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural - 2026”. As aulas serão transmitidas on-line às quartas-feiras, das 19h às 23h, por meio de aulas síncronas, na plataforma da Escola Fundação Itaú.

Essa é a quinta edição da turma especial do programa de formação, que selecionará até 30 estudantes para integrar o Laboratório em Artes e Mediação Cultural. A proposta é aprofundar pesquisas e práticas artísticas ou profissionais, ampliando a compreensão do que é a mediação cultural e seus diferentes formatos.

A formação é reconhecida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do MEC (Ministério da Educação). O curso é um programa de pós-graduação stricto sensu para concessão do título de mestre em artes da cena. O conteúdo possui quatro linhas de atuação profissional:

{"items":[{"id":"accordion-item-1769520699624-0","title":"Processos criativos","opened":"0"},{"id":"accordion-item-1769520699624-1","title":"Processos pedagógicos","opened":"0"},{"id":"accordion-item-1769520699624-2","title":"Gestão de processos","opened":"0"},{"id":"accordion-item-1769520699624-3","title":"Memória e acervo","opened":"0"}],"baseBlockId":1769520699624}

Criação de espetáculos autorais inéditos nas diversas modalidades das artes da cena (teatro, dança, performance, circo etc). Também são considerados produtos de natureza não especificamente cênica, mas que estejam relacionados por temática, por técnica ou por outros vínculos transversais (exposições, filmes, registros audiovisuais etc.).

Criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao campo da pedagogia em artes da cena, incluindo o ensino formal e não formal (de natureza institucional ou não), além de outras ações de mediação e de disseminação de saberes associados à formação para a arte ou por meio da arte.

Criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao vasto campo da gestão de processos em artes. As ações incluem produção de espetáculos; administração de espaços, de pessoas e de grupos; gestão institucional; práticas e processos de mediação, de seleção e de curadoria em artes da cena.

Registro crítico de memórias associadas à criação ou à recepção de espetáculos e de outras produções artísticas, inclusive em caráter autorreferencial. Também são consideradas produções biográficas associadas à trajetória de artistas ou de instituições de alta relevância para as artes, além de sistematização de acervos pessoais ou institucionais de relevância para a pesquisa em artes.

 
Pelo menos 15 das vagas destinadas pelo programa serão para ações afirmativas, que incluem pessoas autodeclaradas negras ou indígenas; pessoas com deficiência; pessoas refugiadas, apátridas ou portadoras de visto humanitário; e travestis, transexuais ou transgêneros. Outras cinco serão reservadas para profissionais em atuação na Fundação Itaú, mediante processo seletivo.

O curso tem duração de dois anos e possui carga horária de 450 horas. Já o calendário para as aulas presenciais ainda será divulgado. A divulgação dos resultados dos selecionados está marcada para o dia 12 de maio, e o início das aulas está previsto para o dia 27 do mesmo mês.

Compartilhe