Escola Fundação Itaú promove mestrado profissional em artes da cena
Formação é oferecida pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em parceria com a Fundação Itaú, e busca aprofundar pesquisas e práticas de diferentes áreas da cultura, como artes visuais, leitura e teatro
A ESCH (Escola Superior de Artes Célia Helena), em parceria com a Fundação Itaú, realiza o curso gratuito de “Mestrado profissional em artes da cena: Turma Especial / Laboratório em Artes e Mediação Cultural - 2026”. As aulas serão transmitidas on-line às quartas-feiras, das 19h às 23h, por meio de aulas síncronas, na plataforma da Escola Fundação Itaú.
Essa é a quinta edição da turma especial do programa de formação, que selecionará até 30 estudantes para integrar o Laboratório em Artes e Mediação Cultural. A proposta é aprofundar pesquisas e práticas artísticas ou profissionais, ampliando a compreensão do que é a mediação cultural e seus diferentes formatos.
A formação é reconhecida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do MEC (Ministério da Educação). O curso é um programa de pós-graduação stricto sensu para concessão do título de mestre em artes da cena. O conteúdo possui quatro linhas de atuação profissional:
Pelo menos 15 das vagas destinadas pelo programa serão para ações afirmativas, que incluem pessoas autodeclaradas negras ou indígenas; pessoas com deficiência; pessoas refugiadas, apátridas ou portadoras de visto humanitário; e travestis, transexuais ou transgêneros. Outras cinco serão reservadas para profissionais em atuação na Fundação Itaú, mediante processo seletivo.
O curso tem duração de dois anos e possui carga horária de 450 horas. Já o calendário para as aulas presenciais ainda será divulgado. A divulgação dos resultados dos selecionados está marcada para o dia 12 de maio, e o início das aulas está previsto para o dia 27 do mesmo mês.
